terça-feira, 29 de março de 2011

Programa de actividades para 2011

Programa de actividades para 2011

  1. Edição, lançamento, e envio aos sócios e outras entidades do vol. 51, referente a 2011, da revista “Trabalhos de Antropologia e Etnologia”.
  2. Realização de uma conferência por ocasião do lançamento da revista, previsto para o segundo semestre de 2011.
  3. Continuação da dinamização do blogue da SPAE, recentemente criado: http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com/ e no qual já se incluirá este programa, bem como outras notícias relevantes para a SPAE, para a antropologia e para as áreas do saber com ela conexas.
  4. Realização, no Centro Unesco do Porto, em 9 de Abril de 2011, da Assembleia Geral anual para apresentação do relatório de actividades e de contas de 2010 e do parecer do CF.
  5. Realização de uma conferência, aberta a todos os interessados, por ocasião da actividade mencionada em 4. Trata-se da conferência da mestre Maria José Barbosa, doutoranda da FLUP, sobre: IMAGEM; REPRESENTAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM RANCIÈRE, e cujo resumo é o seguinte: “A relação entre a potência e o acto, entre o possível e o real, ocupa um lugar cimeiro na história ocidental. Desde Aristóteles que potência e acto se inter-relacionam segundo uma dialéctica de oposição e vinculação. Sem desvirtuar esta representação, é nossa pretensão desviar o foco de análise para a experiência da impotência e sua relação com a acção. Partindo do conceito rancièriano de sensível partilhado, ensaiaremos pensar sobre o complexo processo de captação de imagem e sua conversão em representação. Algo acontece no encadeamento de imagens que actualiza a própria imagem e transforma um acontecimento sensível num Outro. Da experiência da textura do sensível de um Outro acontecimento ao poder individual de associação e dissociação face à imagem que se impõe, tentaremos pensar sobre a possibilidade de cada um, enquanto espectador, desarticular o real e, consequentemente, de se emancipar. Contudo, dada a complexidade do assunto, e sendo resultante de uma primeira aproximação, parte do que se exporá terá um cunho meramente provisório e “ensaístico”.
  6. Realização de uma Assembleia Geral eleitoral dos corpos sociais da SPAE para o triénio 2011-2013, em 9 de Abril de 2011 (Centro Unesco do Porto).
  7. Melhor acomodação e dinamização do espaço de arrumo da SPAE, gentilmente cedido em 2010 pela Reitoria da UP. Esta base logística foi básica para a SPAE, e a partir dela podemos dinamizar muitas actividades, desde que os sócios colaborem.
  8. Realizar um ciclo de conferências, sobre problemas do pensamento contemporâneo, e aproveitando o magnífico espaço oferecido pelo Centro Unesco do Porto, graças à colaboração da Fundação Eng.º António de Almeida. É nesse projecto de conferências mais regulares que se integra a já mencionada da Dra. Maria José Barbosa, e ainda estas duas: da Doutora Maria João Cantinho, no dia 12 de Março de 2011, sobre “Walter Benjamin: Um filósofo a contrapelo da história” e também a da Profa Doutora Eugénia Vilela, da Faculdade de Letras da UP, no dia 14 de Maio, sobre : “Corpos heterotópicos. Notas sobre a biopolítica e a deslocação clandestina”.
  9. Aumentar o número de publicações de que a SPAE dispõe já depositadas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto ao abrigo de um protocolo entre as duas instituições, por forma a torná-las úteis ao público leitor.
  10. Trabalho permanente de actualização do ficheiro informático dos sócios e do sistema de intercâmbios dos TAE (prejudicado pelo facto de muitas revistas entre as mais importantes já não fazerem intercâmbio).
  11. Angariação de novos associados, dinamizando a participação efectiva nas actividades da associação.

Sem comentários:

Enviar um comentário